top of page

Apresentação

     Meu nome é Marcelo Soares, trabalho na área de fotografia desde 1999. Boa parte de minha experiência profissional se confunde com o fotojornalismo, tendo atuado em diversos meios de comunicação impressos: jornais diários como Jornal do Commercio (de 1998 a 2001 e cobertura política em 2010 e 2012), Diário de Pernambuco (2011), Diário de São Paulo (cobertura política de 2002), Folha de São Paulo (2003 a 2005 no núcleo de revista e 2008 na redação), Diário do Comércio (SP) (2007 e 2009). Trabalhei também em sites de notícias, como UOL (diversas coberturas na área de Turismo e arte em geral) e Terra (5 anos de cobertura do carnaval em Recife, entre 2010 a 2015). Muitas das fotos que você vai ver neste site vieram destes trabalhos, embora estejam ressiginificados em

temas específicos, como "Carnaval", "Fotojornalismo" ou "Música".

     No entanto, minha experiência não se restringe ao trabalho vinculado à imprensa, tendo feito diversos trabalhos fotográficos na área de música, desde capas de CDs, passando por documentações de diversos festivais de show como: Feira Música Brasil 2007 e 2009, para o UOL, Festival de Inverno de Garanhuns para a Fundarpe nos anos de 2012, 2013 e 2014, Festival Pré-Amp de 2010 a 2015 e, mais recentemente, o Festival Rec Beat para a Revista Continente em 2018 e a Webssérie Cena Nova em 2021. Fiz diversos retratos de música também para diversos músicos e compositores como Otto, Fred 04, Junior Barreto, banda Comunidade Azougue, Herbert Lucena, entre outros.

     Também realizei alguns editorias de moda para eventos da Prefeitura do Recife, dentro da Gerência de Moda, sempre voltados para sua ações, como o Sinal de Moda, Carnaval, entre outros. Embora não estejam representados aqui, realizei trabalhos para o SESC na cidade de São Paulo, para Coca-Cola, SEBRAE (SP), BMF/Bovespa, além de

cobertura de eventos para escola de inglês Wise Up, KLA Eventos Empresariais. Fiz, ainda, retratos para a revista

de Medicina Diagnóstico. Estas fotos podem ser vistas em https://www.flickr.com/photos/marcelosoares.

      Em 2016, topei o desafio de realizar a pesquisa fotográfica e a edição de imagens do livro “Frevo: transformações ao longo do passo”, de Climério de Oliveira e Marcos FM, série Batuque Book. (Editora Cepe - ISBN 978-85-7858-843-4), além de ter contribuído com fotos realizadas no período de 2016 a 2019 - algumas delas estão neste site - , projeto esse incentivado pela Lei de Incentivo à Cultura do então Ministério da Cidadania, 2019. Participei também da pesquisa fotográfica da publicação "Festival de Inverno de Garanhuns - 30 anos" da CEPE/Fundarpe em 2022, reunindo imagens do período compreendido entre os anos de 1991 a 2022.

     Por fim, lancei a exposição fotográfica virtual “Lapsos, Aterros e Memórias” em 2021, um ensaio de exercício sensorial que abrange minhas memórias da infância em Boa Viagem, bairro transformado vertiginosamente pela especulação imobiliária. Imagens e sons adentram a floresta de manguezal para vislumbrar o território que foi apagado com o bairro totalmente descaracterizado. O projeto foi incentivado pela Lei Aldir Blanc.

     Como disse acima, o presente site é um recorte de minha atuação nestes 24 anos de fotografia. É evidente que muita coisa ficou de fora, - inclusive trabalhos na área do audiovisual - concentrando-me mais nas realizações da última década, embora algumas fotos mais antigas tenham entrado no mostruário. Espero que tal recorte seja suficiente para demonstrar um pouco do meu trabalho na área de Fotografia. Fiquem à vontade para navegar pela seção deste portfolio.

Marcelo Soares.

bottom of page